O Instituto Armus é especializado em cirurgias de ombro e cotovelo. Trabalha também com artroscopia, que é um método cirúrgico que permite ao médico cirurgião ortopédico diagnosticar e tratar lesões das articulações, de maneira pouco invasiva.
A artroscopia no ombro é realizada para o tratamento de várias lesões que acometem os tendões (manguito), ligamentos (luxações) e cartilagem (artrose).
Com o auxilio de uma câmera, o artroscópio, e instrumentos da artroscopia: shaver, ablação, âncoras, etc., que entram na articulação do ombro por pequenas incisões, chamadas de portais, o cirurgião consegue ter uma ampla visualização da articulação.
A artroscopia possibilita tratar um grande número de doenças e traumas do ombro com menor agressão à articulação e às estruturas que as compõem (músculos, ligamentos, tendões). Não é utilizada para tratar grandes fraturas nem colocar próteses.
Cirurgias do ombro geralmente são feitas sob anestesia geral e com bloqueios braquiais. Veja no vídeo a explicação do Dr. Leonardo acerca da anestesia.