Consulta com ortopedista: Quando agendar? Como funciona? O que faz um ortopedista?

A consulta com ortopedista deve ser anual em muitos casos, visto que esse profissional é o responsável pelo aparelho locomotor. Mesmo assim, muitas pessoas não sabem quando devem marcar um horário com esse médico.

Hoje, tiraremos algumas dúvidas recorrentes sobre a consulta com ortopedista. Aqui você descobrirá o que um ortopedista faz, como funciona a consulta e quando agendá-la. Confira!

O QUE UM ORTOPEDISTA FAZ?

O médico ortopedista, é o responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, lesões e traumas do sistema musculoesquelético.

O sistema musculoesquelético é composto por ossos, músculos, ligamentos, tendões, articulações, cartilagem; em suma, pelos tecidos conjuntivos do corpo.

Em outras palavras, é o sistema que dá forma ao corpo, possibilitando sua movimentação e estabilidade.

Esse sistema é afetado pelo processo de envelhecimento. Diante disso, a densidade óssea bem como a massa muscular diminuem, as articulações são alteradas e a cartilagem se torna mais fina.

Portanto, dores e incômodos em regiões como ombros, cotovelos, joelhos, coluna, quadril, mãos e pés serão resolvidas por esse especialista.

Apesar de ser um profissional que atende pacientes de todas as idades, é preciso se atentar a especialidade.

Existem ortopedistas pediátricos, geriátricos, especialistas em trauma, coluna, joelhos, ombro e cotovelo; assim sendo, escolha de acordo com sua necessidade.

COMO FUNCIONA A CONSULTA COM ORTOPEDISTA?

Em primeiro lugar, será feita a anamnese, que nada mais é do que uma conversa com o paciente.

O ortopedista está interessado em resolver a queixa, logo, busca saber quais são os sintomas apresentados e desde quando esses estão sendo manifestados.

Histórico de saúde, hábitos, histórico familiar e uso de medicamentos também são informações importantes e que devem ser levantadas pelo médico nessa etapa do processo.

Dessa forma, é importante que o paciente esteja preparado e saiba responder todas as perguntas, a fim de auxiliar o profissional.

Em seguida, será realizado o exame físico em uma sala dentro do consultório, própria para essa finalidade.

Nessa etapa, o ortopedista focará na região problemática, realizando testes específicos, com o propósito de obter um diagnóstico preciso.

Esses testes específicos da ortopedia envolvem movimentar articulações e pressionar os pontos de dor.

Logo após o término do exame físico, o médico ortopedista dará o diagnóstico do problema e indicará o tratamento adequado.

Entretanto, existem casos em que exames complementares deverão ser feitos, a fim de identificar ou confirmar a enfermidade.

Os exames realizados na área da ortopedia são o raio-x, ressonância magnética, densitometria, tomografia e ultrassom.

QUANDO AGENDAR?

Quando manifestada qualquer anormalidade em áreas do corpo como ombros, joelhos, coluna, quadril, cotovelos, mãos, pés e músculos.

Isto é, dificuldade de locomoção ou movimento, dores musculares, dores articulares, desconfortos, dores ósseas e protuberâncias.

A consulta deve ser agendada para prevenção de pacientes de idade mais avançada ou pacientes suscetíveis a desenvolver determinadas doenças.

Pacientes que já passaram por procedimento cirúrgico ou apresentem doenças da área devem fazer acompanhamento regular ou anual.

Além disso, a consulta também serve para tirar dúvidas e anseios dos pacientes.

Lembrando que a automedicação é contraindicada, pois possibilita alterações no quadro do paciente e consequentemente interfere no diagnóstico. Agende a consulta o quanto antes e aguarde as orientações do seu médico!

A escolha de um profissional capacitado faz toda a diferença. Busque investigar o médico antes de agendar a consulta, veja a qualidade de sua formação, atuação profissional e se o mesmo está filiado aos órgãos da área. Também procure depoimentos de pacientes e ex-pacientes.

Enfim, espero ter esclarecido sobre o tema, qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários. Conte-me também sua experiência com um médico dessa área! Você já se consultou com um ortopedista? De qual especialidade? Qual foi sua queixa? Responda aqui nos comentários.

Abraços,

Dr. Leonardo Catizani

 

Você pode se interessar: Luxação: Como identificar?

Redes Sociais: Facebook, Instagram